sábado, 27 de junho de 2009

Tem mil jeitos.

Não é um post sobre o Kama Sutra - nem sei escrever isso- mas não é não.
Em primeiro lugar, quero desabafar. Falta-me tempo de vir aqui, tempo de dormir, tempo de ler, tempo de postar, tempo de estudar /OI
Porque o tempo que falta de dormir eu durmo na aula, ai precisa estudar, e oi. Parei.

Vamos falar dos mil jeitos. Sim, existe mil jeitos de enxergar a realidade. Só não dá pra dizer qual é o certo.
"Abre o olho" é o que dizemos quando queremos que alguém encare a verdade nua e crua; Como se bastasse levantar as cortinas chamadas pálpebras e deixar a luz penetrar em nossas pupilas para enxergarmos a realidade. Mas o que é, ó céus! A tal da realidade? Parece uma pergunta meio muito hippie, mas não é.
Olhos são como câmeras, ferramentas que foram evoluindo ao longo de milhões de anos de acordo com as nossas necessidades. Um boi vê o mundo preto e branco. Nós vemos o mundo colorido. Vemos como ele realmente é? Não. Existem câmeras que captam radiações que nossos olhos nunca alcançam.
Ou seja, entre você e a sua janela há "milhares" de imagens que sua limitada ferramenta óptica nao atinge. Mesmo as cores variam dependendo de olho de cada animal.
Não se pode dizer que o vermelho que você é mais real que o vermelho da lagartixa.
O vermelho, em última instância não existe, pois a imagem muda de acordo com a câmera e não existe a câmera certa ou a errada :D

Tá muito complicado? Calma que piora, além de não enxergamos a realidade, nós só conhecemos o mundo na escala em que encontramos . Somos incapazes de ver o muito maior, ou o muito menor.
É mais ou menos como se tivéssemos nascido dentro de um recheio de Sonho de Valsa. Nossos cientistas olhariam para todos os lados e diriam: não há dúvidas, todo o universo é composto por massa de amendoim. Somente com telescópios mais potentes, descobririam que para fora há a camada de biscoito, depois a de chocolate, então o papel-alumínio e assim por diante.
Também só depois de criarem microscópios eletrônicos se dariam conta de que a massa de amendoim é feita de ingredientes, os ingredientes de moléculas, e as moléculas de átomos, e os átomos de prótons, e os prótons de nêutrons, elétrons e assim até sabe-se lá onde, para baixo e avante!

Agora vamos aplicar a teoria do Sonho de Valsa ao nosso mundo: olhe para a sua mão. Está vendo os milhares de ácaros comendo suas células mortas? Não [ainda bem!], pois bem, mossos olhos são incapazes de ver qualquer coisa muito menor que um fio de cabelo, ou seja, sua mão pode ser esse pedaço de corpo com cinco dedos ou um gigantesco pasto onde ácaros passeiam como minibúfalos, comendo e fazendo côco.
Depende, como eu já disse, da escala. Qual é a escala real?
Pergunte ao ácaro e a resposta dele certamente vai ser diferente da sua.

Se o que acreditamos ser certo e o verdadeiro não o é nem mesmo no mundo físico, imagin se formos falar de nossas crenças e opiniões.
Quando você tiver muita certeza de alguma coisa, tente se lembrar, de que estamos todos, de difetentes maneiras, presos em nossas próprias massas de amendoim. A tal da realidade é muito maior, é muito menor ou talvez nãos seja nada. Estou disposta a aceitar a confusão a partir daqui.

8 comentários:

R a f a e L a disse...

Primeiro post seu que eu leio e não morro de tanto dar risada.

Você deveria ser redatora, escreve MUITO bem *-*

Daaan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daaan disse...

EDIT:
fumou o que antes de começar a escrever? rsrs

que pensamento complexo O_O'

me fez pensar...não pergunte no que ;)

Rose Carreiro disse...

Quero um Sonho de Valsa hauhauahua

Nossa,q viagem o.O

Daniel Iserhard disse...

Tu devia é fazer física. Eu penso muito assim como tu falou, o tempo todo.

Na física a primeira coisa q aprendemos é: tudo, absolutamente TUDO depende do referencial adotado.

Einstein já disse que tudo é relativo. Era disso q ele falava.

Inezteves disse...

Bem tu tá certinha, certinha mesmo até porq não dá pra entender como esse micróbiozinho chamado óvulo de tua mãe foi receber aquele SPTZ lento e resistente de teu pai e dar no que deu:VOCÊ, linda, maravilhosa, explêndida, pueril, cômica, artista, redatora,e...ora bolas acabou o confete!!!!
Te amo garotinha...


*******************
E tem um besteirol aí que fiz hoje...falta do que fazer!

Eu Amo?

Tive amores?
Estou doente ou é amor?

Ah...dudas que calam
Mi corazon hace llorar
Oir eso es una cancion

Amigo nadie puede cambiar
Mismo las verdades
I love you
Go??



(No a nada más que decir)

"Mi corazon...dudas legam pero te amo, te amo amigo!"

http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=696513

Inezteves (pelos amigos que se foram...pelos amigos que traí sem pensar, pelos que posso magoar sem perceber...pelos que sem saberem de mim, curtem minha incoerência, por entendê-la melhor que eu!)

Arroz disse...

Acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca comentei em nenhum post. Vc escreve muito bem e sempre sobre alguma coisa que eu também ando pensando ou sentindo. Seu blog já me ajudou muitas vezes =D
meus parabéns, continue escrevendo assim ^^

Arnô de Souza disse...

Carol, seus pensamentos fazem-me refletir sobre o quão grande ou o quão pequenos podemos ser. E que poderemos JAMAIS alcançar esta "verdade"!